Pesquisar

7 de agosto de 2008

PANOSTEÍTE


Dono de primeira viagem é que nem pai pela primeira vez: qualquer coisa, fica achando que o cão está com algum problema grave.

Estes últimos 2 dias o Xaveco nos deixou preocupados. Estava ele, todo serelepe, pulando, correndo, mastigando e destruindo como de costume, quando de repente ele começou a mancar em uma das patas da frente. Mancar feio mesmo, nem colocava ela no chão.

Na tarde seguinte ele nem lembrava que aquilo tinha acontecido, mas de noite, aconteceu a mesma coisa, só que em uma pata de trás.

Ficamos preocupados. Eu de cara fiquei com medo de ser displasia, mesmo sabendo que cachorro pequeno dificilmente tem disso. Para complicar mais ainda nossa veterinária fez uma cirurgia e não esta atendendo pelos próximos dias. Corremos com ele então para um outro veterinário, perto de casa mesmo.

O veterinário pareceu ser bom (não estava junto nesta hora). De cara descartou qualquer problema mais grave, dizendo que o que ele indicava ter, pela idade (entre 4 a 6 meses) e pelos sintomas (migrando entre patas diferentes) era uma coisa chamada Panosteíte. A descrição que obtive na Internet foi a seguinte:

“Consiste num processo inflamatório na superfície dos ossos longos, o qual também poderá ser designado como 'doença dos ossos longos' ou 'dores de crescimento'. Esta situação poderá afetar em determinada altura um membro, e posteriormente vir a manifestar-se noutro membro diferente do primeiro. A panosteíte é um processo autolimitante mas poderá ocorrer até que o período de crescimento rápido esteja completo. A situação de dor associada poderá ser controlada ou aliviada com variados tipos de medicação.”

O que ele receitou: uma injeção (dada na hora) creio que de efeito analgésico e anti-inflamatório, e se ocorrerem novos sintomas, uma dose de dipirona. O alívio é saber que quando ele parar de crescer os episódios se encerrarão.

Mas de qualquer forma sempre é bom levar no veterinário.

2 comentários:

Olá! Fontes os cãozinhos também são crituras de Deus temos que ficar preocupado quando estão doentes e oforecer um conforto adequado que eles merecem.
Postando hoje esse comentario êle já deve estar melhor todo serelepe e pulando como você disse antes de ficar doente.

Já está com a corda toda sim. Destruíndo tudo, do sofá aos meus bonequinhos articulados.