Pesquisar

5 de maio de 2009

DEPRESSÃO

O amor nos abandona de tempos em tempos, e nós abandonamos o amor. Na depressão, a falta de significado de cada empreendimento e de cada emoção, a falta de significado da própria vida se tornam evidentes. O único sentimento que resta nesse estado despido de amor é a insignificância.”

(trecho do livro "O Demônio do Meio-Dia", de Andrew Solomon)




Sou como rei de um país chuvoso: Rico, mas incapaz, moço e no entanto idoso.”

(trecho do livro, “As flores do mal”, de Baudelaire)



"O oposto da depressão não é a felicidade, mas a vitalidade, e minha vida, enquanto escrevo isto, é vital, mesmo quando triste. Posse acordar de novo sem minha mente em algum dia do próximo ano: provavelmente ela não ficará por aí o tempo todo. Enquanto isso, porém, descobri o que tenho que chamar de alma, uma parte de mim que eu jamais teria imaginado até o dia, sete anos atrás, em que o inferno veio me visitar de surpresa. É uma descoberta preciosa. Quase todo dia sinto de relance a desesperança, e cada vez que acontece me pergunto se estarei me desestabilizando de novo. Por um instante petrificador aqui e ali, um rápido relâmpago, quero que um carro me atropele e tenho que cerrar os dentes para continuar na calçada até o sinal abrir; ou imagino como seria fácil cortar os pulsos; ou experimento famintamente o metal do cano de uma arma na boca; ou fantasio dormir e jamais acordar de novo. Detesto essas sensações, mas sei que elas me impeliram a olhar a vida de modo mais profundo, a descobrir e agarrar razões para viver. A cada dia, às vezes combativamente e às vezes contra a razão do momento, eu escolho ficar vivo. Isso não é uma rara alegria?"

(trecho do livro "O Demônio do Meio-Dia", de Andrew Solomon)

1 comentários:

Legal esses trechos sobre depressão gostei do primeiro ,os outros também são bons.
Tente relaxar mais-trabalhe,mas programe seu dia para ter seus momentos de descontração.Não deixe de ler algo positivo ,edificante.
Autoria de Ursula Nuber,revista Seleções do Reader's Digest de setembro/2001