Pesquisar

3 de agosto de 2009

ACOSTUMANDO-SE COM ROBÔS

Japoneses circulam por Tóquio usando roupas robóticas

Fonte: Terra

Funcionários da Cyberdyne fazem demonstração do uso do HAL enquanto atravessam rua em Tóquio
Funcionários da Cyberdyne fazem demonstração
do uso do HAL enquanto atravessam rua em Tóquio


Três japoneses viraram atração nas ruas de Tóquio nesta segunda-feira usando roupas robóticas no trajeto para uma conferência sobre o assunto. A roupa, chamada HAL, possui sensores que enviam sinais nervosos do cérebro para os músculos quando a pessoa faz esforço para se mover, colocando o sistema em movimento. Ela capta então pequenos sinais na pele para mover as articulações de acordo com os movimentos musculares do usuário.

Quase sem esforço, dois homens e uma mulher circularam pelas ruas a uma velocidade de 1,8 km/h com a roupa, que funciona a bateria. Ela foi desenvolvida, entre outras funções, para proporcionar mobilidades a vítimas de acidentes.

Um dos funcionários da empresa de robótica que desfilou hoje pela cidade com o invento garantiu à agência AFP que não estava cansado, como seria natural, após o trajeto. "Vamos pegar as escadas em vez do elevador", brincou Takatoshi Hisano, 32 anos.

A alta tecnologia foi desenvolvida por Yoshiyuki Sankai, professor da Universidade Tsukuba, e cuja empresa, a Cyberdyne, já esta locando roupas para diversos hospitais. A circulação de hoje pelas ruas do Japão faz parte de um projeto apoiado pelo governo para que a população se habitue com a circulação de "robôs".

0 comentários: