Pesquisar

4 de setembro de 2009

SONHO SIMBÓLICO

Esta noite tive um sonho que imagino ser bastante simbólico.


Estava em uma cidade muito, muito grande. Não parecia, mas sabia que era São Paulo. Eu estava fazendo alguma coisa lá que não me lembro bem o que era. Sabia que tinha que retornar para Campinas, mas resolvi ir para a rodoviária a pé.


Comecei a andar por lugares estranhos e com prédios muito altos, e eu não conseguia nem ver a luz do sol direito por causa disso. Me perdi. Caminhei por pontes e andei no meio do trânsito até anoitecer. Marginais e moradores de rua tentavam me fazer mal, me roubar e me matar. Eu corria a noite toda fugindo deles.


Em certo momento passei a aceitar o fato de que eu nunca mais ia conseguir voltar para casa. Passei a ser um marginal e a cometer crimes dos quais não me lembro bem. Virei o líder daqueles que antes me perseguiam.


Em um dado momento eu estava incomodando algumas mulheres em um local perto de uma pequena árvore quando peguei um vidro de álcool e joguei na árvore, incendiando-a. Sai correndo e joguei o pote de álcool nas labaredas. O pote explodiu e vôo na minha cara. Me queimei e fiquei com enormes e horríveis cicatrizes de queimado.


Neste momento o Xaveco começou a latir para os trovões da forte chuva que estava caindo de madrugada e eu acordei assustado. Voltei a dormir quase imediatamente, e tive meu segundo sonho: sonhei que minha esposa estava tomando banho com uma criança no banheiro de casa, quase um bebê. Lembro de ver a bunda do bebê e achar engraçado e bonito, e nada mais. Será que foi uma premonição do futuro? Será que vi meu filho/filha?


Quanto ao primeiro sonho tive algumas impressões quando acordei hoje de manhã. A cidade em que eu estava perdido era minha própria mente ou a minha própria vida. Estar perdido dentro ela pode ser uma simbologia para este sentimento que tenho de estar sem rumo ou estar tentando deixar de ser quem eu era, vagando por um universo todo novo e por isso assustador para mim. Vagar pela cidade significaria vagar por diversas possibilidades e caminhos que posso seguir sem saber para onde ir ou sem conseguir me decidir por qual tomar.


Ser perseguido por pessoas é meu complexo neurótico de achar que todos estão me observando e avaliando o tempo todo. Me tornar o líder dessas pessoas eu já não sei o que significaria. Será que significa que eu não preciso mais me preocupar com a observação das outras pessoas, com estas avaliações? Ou significa a possibilidade de me tornar como as pessoas pelas quais me sinto observado e julgado?


Se for isso, o fato de eu me ferir e ficar com cicatrizes de queimado significaria que este caminho não é bem o certo para mim, e que eu posso me arrepender de segui-lo, me ferindo e carregando marcas disso pelo esto da vida, ficando deformado.


Da mesma forma continuar a a vagar perdido pela cidade, fugindo, era cansativo demais, e não me levava a lugar algum. O melhor seria voltar para Campinas. Mas o que voltar para Campinas significaria? Seria voltar para um lugar que conheço, um lugar que por pior que seja eu sei como funciona. Significa, portanto, segurança do que é conhecido.


Não tenho dúvidas: isso está acontecendo por causa da minha terapia.

0 comentários: