Pesquisar

15 de dezembro de 2009

RECAÍDA

Venho falando com minha terapeuta sobre alguns sentimentos que me preocupam, pois parecem ser recaídas de minha depressão. No último grande feriado que tive eu não fiz nada do que pensava fazer. Não porque ocorreram outras coisas que me impediram, mas simplesmente porque estava desestimulado a fazer tais atividades. Não tinha vontade de fazer nada, e estava me sentido muito entediado e desmotivado.

Hoje estou da mesma forma novamente.

Como já falei antes depressão não é tristeza mas sim desânimo profundo, um desânimo que te leva a uma constante não-ação. Estou tomando meus medicamentos e fazendo a psicoterapia desde o começo do ano, e nos últimos dias eu vinha experimentado uma vitalidade para fazer coisas que não tinha há bastante tempo. Voltei a trabalhar mais intensamente no meu livro, voltei a fazer alguns cursos on-line e comecei um projeto particular para um serviço web com um amigo. Ou seja, bastante coisa.

Então porque de repente esta desmotivação? Será que é o fim de ano? Cansaço acumulado? A vontade de entrar de férias? Não sei, mas vejo em diversos artigos que a incidência de recaídas de quadros depressivos é alta, e fico com medo. Em momentos como este me sinto derrotado e ao mesmo tempo zangado comigo. Uma voz de cobrança surge em minha mente. Quero ser produtivo, quero escrever meu livro, quero trabalhar com potência, quero me realizar.

Mas momentos como este surgem, e me sinto paralisado e impotente, sem vontade alguma, só desejando que aquele episódio passe e a motivação ressurja o quanto antes para que eu volte a fazer as coisas que quero e que sei que tenho que fazer.

0 comentários: