Pesquisar

2 de maio de 2010

SONHO: A FORTALEZA DA MENTE

Ainda falando sobre sonhos, eu não sei você, mas comigo existem alguns sonhos estranhos que ocorrem em lugares em que eu nunca estive, mas aonde diversos sonhos meus se passaram, e acho, vão se passar. São lugares recorrentes em meus sonhos.

Há um destes lugares que é um misto de super-mercado com shopping center aonde diversos sonhos meus já foram sonhados antes, tanto em seu interior quanto no seu estacionamento. Há também a cidade com ruas em curva e quarteirões arborizados e melancólicos que me é desconhecida mas que estranhamente me é familiar, a qual já relatei em outro sonho.

Mas o lugar do qual quero falar agora é da fortaleza gigante e obscura aonde voltei a sonhar esta noite. Já sonhei com esta fortaleza muitas vezes desde minha infância, e creio que boa parte dela é subterrânea porque em mais de uma ocasição já sonhei com uma parte dela que é um imenso salão com um enorme lago de lava no centro, como se fosse a boca de um vulcão. O sentimento de opressão e a escuridão que esta fortaleza demonstram também me dão esta impressão de estar debaixo da terra.

Lá eu nunca estou em paz, sempre estou lutando contra algo, comandando um exército contra outro, fugindo de algum inimigo que nunca vejo mas que é terrível, ou, em algumas ocasiões, já me vi atravessando-a para ir de um lugar a outro, mas sabendo que o simples fato de atravessá-la é terrívelmente perigoso e opressor. Estar dentro dela sempre me dá medo e me deixa em estado de atenção.

Por algum motivo eu tenho a impressão de que esta fortaleza é uma simbologia para a minha própria mente, e que os inimigos e perigos que enfrento são meus pensamentos, tendências e idéias. É a Fortaleza da Mente.

Como disse, sonho com esta fortaleza desde a infância, muito antes de sequer saber que havia um livro chamado "O Senhor dos Anéis" e muito antes de que qualquer filme a respeito fosse feito. Mas a coisa mais próxima de como eu vejo esta fortaleza são as Minas de Mória, cujas imagens vem abaixo.



Não é a toa que até mesmo o poderoso Gandalf temia as Minas de Mória, pois é ali que habitava um mal ancestral, despertado pelos anões que há muito tempo haviam, em sua ganância, cavado fundo demais e despertado sua ruína, o Balrog.

O que seria o Balrog nesta simbologia além daquilo que realmente somos e tememos despertar?

0 comentários: