Pesquisar

14 de fevereiro de 2011

MALDITOS CÁSEOS

Comecei a sentir um desconforto na garganta há mais ou menos um mês atrás, como se houvesse um pequeno pedaço de comida preso em minha garganta. Abri bem a boca diante do espelho, e com a ajuda de uma lanterna, vi que havia em minha amídala direita um ponto branco que pensei ser de pus.


Após ir ao pronto socorro e tomar antibióticos sem que isso me fizesse ficar melhor, fui a um otorrino e ele me explicou que aquilo era uma espécie de secreção que a amídala gera e acumula, e que a amídala tem uma estrutura de câmeras aonde esta secreção fica acumulada. Ele tentou tirar o acúmulo mas só conseguiu tirar uma pequena parte.

A solução segundo ele era tentar remover o acúmulo de secreção manualmente em casa, de tempos em tempos (com a mão ou com um cotonete) ou então, se a situação causava muito desconforto, remover a amídala cirurgicamente, o que eu deveria pensar se realmente valeria a pena porque a dor era grande.

Hoje fui pesquisar um pouco mais sobre o problema porque o acúmulo voltou a causar incômodo e é muito difícil para mim tocar na amídala, pois fico com muita ânsia de vômito. Descobri que o problema se chama CÁSEOS (em inglês se chama TONSIL STONE) e é na verdade acúmulo de restos de comida na estrutura da amídala, que sofre decomposição e calcificação, ficando com o nojento aspecto de queijo estragado, e um cheiro muito pior.


A solução que vi na Internet é a mesma que o médico me deu: remoção manual do acúmulo ou extração da amídala. Depois de ver esses vídeos peguei um cotonete, fiz um gargarejo com enxaguante bucal e em meio a fortíssimas ânsias de vômito consegui remover só um pequeno pedaço da coisa na minha garganta, o que deu um pequeno alívio.

Mas se as coisas continuarem desta forma por mais tempo, acho que vou ter que encarar a dolorida remoção de amídalas, pelo menos não fico com este incômodo chato.

58 comentários:

tenho tido isso tb, e estou preocupada com halitose.. vc resolveu?

Olha, os meus desapareceram depois de uns dias que postei este texto. O que eu fiz foi difícil e fruto do meu "desespero": peguei um cotonete e o usei para espelir os cáseos, meio que "ordenhando" a amídala. Quase vomitei algumas vezes, mas eles sairam todos e não voltaram. Quer dizer... não daquela forma. Anteontem mesmo dormi sem camisa e ontem eu estava com algo estranho na garganta, mas neste caso foi só tomar uma vitamina C e fazer gargarejo com água morna no banho, e sumiu. Acho que o cáseo é crônico, vai e volta, tem que ficar meio esperta quando ele começa a aparecer de novo e fazer algo como os gargarejos.

Oi, Hugo!
Nossa nem te conheço e vc me ajudou demais! Eu estava sentindo um negócio estranho na minha garganta e fui no espelho, assim como vc, e vi a bolota branca, joguei no google e caí aqui neste post, graças ao que vc escreveu eu criei coragem e enfiei literalmente o dedo na amídala e tirei o infeliz do cáseo! Obrigada, foi de muita utilidade, espero que Deus te abençoe por isso!
beijo
Pati

Pati, fico feliz de ter te ajudado, mas não me chamo Hugo e sim Daniel, hehehe.

O que eu tenho feito para aliviar o problema dos caseos é fazer gargarejo com água morna, debaixo do chuveiro mesmo, durante o banho. Gargarejos constantes e fortes com água morna e um pouco de sal as vezes (ou enxaguante bucal) ajudam, e é claro, os dedos e cotonetes quando a ânsia permite.

Evitar bebidas e alimentos muito gelados ajuda, pois notei que a incidência de caseos em mim é maior no verão e em épocas quentes, quando tomo muito sorvete e bebo muitos líquidos gelados.

Fazer higiene bucal logo depois de comer (com um breve e firme gargarejo) também deve ajudar de alguma forma.

Oi Daniel, infelizmente estou com mesmo problema mais não consigo nem encostar na garganta que da ansia, vc poderia me indicar um otorrino que não vá fazer muitas restrições a retirada das amigdalas?

Telma, acho que nenhum otorrino sério vai te indicar retirada das amigdalas de cara. Primeiro eles vão tentar tirar com uma simples curetagem - espirrar um anestésico na sua garganta e com um instrumento próprio tentar tirar. Comigo não rolou, mesmo anestesiado deu ânsia. O que eu faço que ajuda bastante (o próprio otorrino me recomendou) é fazer gargarejo com água morna todo dia no banho (com a água do chuveiro mesmo). Acredite: se fizer isso todo dia colocando uma força moderada no gargarejo (não force demais mas também não faça fraquinho) uma hora os malditos saem. É bom pra prevenir também. E é claro, evitar friagem ou se proteger de mudanças bruscas de temperatura. Não sei se é sei caso mas eu tenho uma facilidade enorme de ficar com a garganta ruim quando o clima muda muito e a temperatura fica muito mais fria ou muito mais quente de uma hora para outra. Tem que aprender a se cuidar. Infelizmente é isso. Mas ainda assim é melhor que tirar as amigdalas, mesmo porque elas tem uma função de proteção da laringe que é importante.

vlw Daniel, obrigado por ter respondido tão rápido, vou fazer o gargarejo.
bju.
Telma

Telma, de qualquer forma eu te recomendo que procure um otorrino para verificar se seu problema são apenas cáseos ou se é uma possível infecção, ok? Eu sou leigo apenas.

Daniel, depois da busca no google também cai aqui... Ainda bem, pois tomei coragem de cotonetar as amídalas para retirar essa eca-meleca! ValeOoO

Kelly

muito obrigada....
Daniel vc mim ajudou
muito cara hoje depois q vi o seu vídeo peguei um cotonete e enfiei na amídala para retirar o cáseos + ñ consegui ai peguei um lenço enrolei no dedo e enfiei e finalmente conseguir retirar!!! um beijão e mais ua veis muito obrigada.

Eu também to com isso, eu tenho medo mais do mau hálito.

Obrigado Xara !
Estava com este mesmo problema a semanas quase meses esta desesperado ,pesquisei na internet sobre estas bolinhas brancas mais não encontrava nada refente a elas e hoje pesquisando outro assunto por acaso vi sua postagem , Obrigado mesmo por ter me ajudado a descobrir oque era , Que Deus lhe abençoe muito !

Obrigado Xara !
Estava com este mesmo problema a semanas quase meses esta desesperado ,pesquisei na internet sobre estas bolinhas brancas mais não encontrava nada refente a elas e hoje pesquisando outro assunto por acaso vi sua postagem , Obrigado mesmo por ter me ajudado a descobrir oque era , Que Deus lhe abençoe muito !

Infelizmente caseo é normal e muito fedorento.A sugestão do Daniel de água morna sal é muito boa.Existe um bule de cerâmica chamado Lota(lôta) que se vende no mundo todo e é usado desde o século passado.mistura-se com sal e agua morna e as vezes propolis sem álcool e coloca-se no Nariz.https://www.halitofresco.com.br/lota-350-ml-2
Infelizmente os caseos as vezes ficam entre as amígdalas e o nariz e não os vemos e esse o lotaaz com que ele saia.Pode ter certeza que de vez em quando vocês tem a sensação de que algo esta entre o seu nariz e a garganta.
Importante também é escovar/esfregar a língua corretamente para evitar a saburra e com isso evitar o acumulo de coisas ruins e fedorantas em nossas bocas.Horrivel esse assunto mas só que retirou as amígdalas é que não tem caseos.

oi Daniel, me ajudou muito seu post , consegui eliminar os malditos cáseos agora , estava me incomodando muito

obrigado

No meu caso isso já vem ocorrendo a muito tempo e a única coisa que eu faço é retirar manualmente com um PALITO DE DENTE, acho muito fácil de tirar com o palito porém, tem que ter muito cuidado pra não ferir. Como eles sempre aparecem, resolvi fazer uma pesquisa e achei teu blog. muito bom suas dicas, mas continuarei usando palito de dente mesmo hehhehe valeu!!!!

pow galera eu tbm tenho issso mais não consigo ver as bolinhas na garganta e um desconforto terrivel não aguento mais oq faço pra retirar em casa mesmo ?

Pessoal, tem muita desinformação e ignorância sobre o assunto. Sofro com caseum tem mais de uma década e cada dia a gente aprende a lidar com o problema de formas diferentes; cada pessoa acaba encontrando a melhor forma de lidar com esse problema.

Para solução definitiva temos apenas a cirurgia de remoção das amigdalas - se vc tem inúmeras repetições do episódio e infecções recorrentes pode ser uma boa, mas apenas seu otorrino pode ajudar.

Vamos lá, apenas como sugestão tentem não utilizar nenhum objeto perfurante (palitos, agulhas, etc).

No meu caso sempre me fiz valer da escova de dentes e a pouco mais de uma ano adquiri um waterpik para "lavar" as amígdalas.

Com a escova aconselho ao invés de direcioná-la as "bolinhas", ir direto a amígdala e pressiona-la - por fora mesmo.

Aperte bem as amígdalas, pois invariavelmente quando aparecem as tais "bolinhas" quer dizer que as cavidades das amígdalas estão cheias de caseum!

Tente o seguinte, enquanto escova a língua, bem lá no fundo; faça o movimento de levar a escova para o canto da boca, raspando a bochecha, até chegar sobre a amígdala e pressionar forte.

Nas primeiras vezes pode causar desconforto (ânsia de vomito), mas até o momento é que vejo ter a melhor solução temporária para retirada do caseum.

Espero ter ajudado em algo.

Pessoal, há cerca de 05 anos me dei conta disso, porém até então achava que era devido minhas constantes infecções na garganta...Estava falando, de repente saia essa bolinha na minha boca, e eu cuspia. Fiquei anos sem me atentar á isso, e ano passado comecei a ser chamada atenção pela minha mãe, dizendo que constantemente eu estava com mau hálito. Sentei em frente ao espelho, e meu Deus! Como aquilo foi nojento...tirei caseos E-NOR-MES, podres, ó céus é de embrulhar o estômago. Foi aí que consultei a otorrino, e ela me disse que apenas quem tem problemas de amigdalas grandes sofrem com caseos. Que nada mais são do que restos de alimentos que se acumulam nessas cavidades. E semana que vem estarei operando, para ver se resolvo todos os problemas de uma vez. Bjs

Pior que conversando com colegas médicos eles dizem que é isso mesmo RETIRE MANUALMENTE EM CASA. É fedido pra caralho mas só aparece de vez em quando hehe.
O melhor é tirar com cotonete ou apertar antes da bolinha para pressionar.

Minha médica tmbm não quis operar minha garganta e me mandou fazer duas vezes por semana,gargarejo com água oxigenada de machucado em jejum...saiu tanta coisa noojenta....um horror...mais funciona....só não pode fazer todo dia.. espero ter ajudado!

Lu, qual a água oxigenada que vc usa?!

Galera.. estava com esse problema tambem, un buraco enorme cheio dessa massa nojenta, tenho muita ancia só de pensar em colocar o dedo na guela, mas por incrivel que pareca consegui tirar essa porcaria usando um clips.... ele é bem fino entao da pra usar sem encostar na lingua nem nada....as vezes da ancia, mas depois que pega o jeito voce limpa até no fundo do buraco....lembrando de esterilizar o clips com alcool e ir com calma pra nao ferir a parede da boca...gracas a deus estou livre dela...agora vou ter o costume de fazer guaguarejo toda vez pra nao passar esse sufoco !

Que coisa mais chata é ter este cáseos né não !? mal hálito, incomodos na garganta, falar e a bolinha pular,já faz alguns anos que o desespero me fez descobrir como tirar estas porcarias da garganta sem colocar a mão lá dentro, ou qualquer outra coisa, definitivamente não conseguiria, seria vomitar na certa, descobri que fazendo certos movimentos com a língua, conseguia expulsá-las de dentro da garganta. É esquisito, então não deixo ninguém ver, o que faço é, toda manhã quando estou no banho, colo a língua totalmente para fora da boca e a trago novamente pra dentro encostando-a no céu da boca, friccionando bem a língua no céu, quanto mais vezes faço, com paciência e persistência , de repente as bolinhas começam a sair uma a uma e aos montes, hoje passou a ser um hábito pra mim, como escovar os dentes,tomar banho etc, tenho que limpar minha garganta, não tenho mais mal hálito. A princípio, logo que descobri como retira-las, pensei que não precisaria mais fazer, mas ao sentir o mal hálito voltando, comecei com as fricções novamente, e para minha tristeza, as bolinhas ainda saindo aos montes, percebi que algumas tinham uma coloração mais clara que outras, logo deduzi que eram as mais novas que tinham se formado com o acumulo de resíduos de alimentos, e esta coisa nojenta e tal, mas fazer o que ? o jeito e retirá-las sempre. As vezes fico uma semana no máximo sem retira-las, pois fazendo com frequência a retirada, acaba ficando limpinha a garganta, mas uma semana já é o suficiente para aparecerem de novo. E assim vou fazendo, começo a sentir o mal hálito ? fricção nelas. Com certeza, este movimento que faço com a língua no céu da boca, acaba friccionando dentro da garganta tbém. Espero poder ajudar alguém com minha experiência. Boa sorte !!

Pessoal , é muito chato mesmo tudo isso, vou contar como faço para retirá-las, coloco a língua para fora ao máximo e a trago para dentro friccionado lentamente o céu da boca, faço por varias vezes, precisa ter persistência e friccionar algumas vezes segurando no pescoço com a mão na garganta e elevando a queixo para cima, e bem esquisito, mas continuar nesta posição e friccionar a língua de fora para dentro da boca, sempre elevando ao máximo a língua no céu da boca, gente, é serio, as bolinhas saem aos montes !! Espero poder ajudar alguém :)

Gente tenho rinite cronica e sempre tive mais amgdalite o ano inteiro e jamais nenhum medico me disse q dava essa nogera dentro das amgdalas comecei a notar qd olhava no espelho sempre uns graos brancos mas gargarejava pensando ser restos alimentares ate q um dia gargarejei e nao saiu qd joguei no google começou a noite de terror passei a noite toda ate a manha no espelho espremendo as amigdalas ate sangrar tive tanto nojo e ainda tenhoso de le sobre o assunto qd acordei meio dia fui direto na otorrina ela aplicou anestesia acabou de limpar e cauterizou com acido passou uma semana p sarar tomando analgesico e antinflamatorio e nao adiantou nada pq os buracos nai se fecharam e ela nem limpou direito pq espremi e ainda saiu coisa notei q tem um lado q acumula restos todo dia devido seu formato anatomico e d outro lado devido as as varias amgdalites as criptas se alargaram p evitar todo dia eu espremo os residuos c contonete tenho tanto nojo q nem quero beijar quem ninguem imaginando q muita gente tem essa nogera agora vou pedir p entrar n cirurgia a lazer q e bem menos dolorida .

ja tive isso e tirei da mesma forma com estranho desespero mais nao sabia que se chamava cáseos , vejo que com esse post vc ajuda muita gente continue assim parabéns.

Mano...valeu eu consigui tira essa bolinha de fedor só que sem quere com ânsia eu engoli tem problema ?

Boa noite! Eu tbm tenho esses malditos caseos. Eu os retiro de tempo em tempo.Tipo duas vesez no mês.Faço o seguinte procedimento= Pego uma seringa(SEM AGULHA)de preferencia aqla mais grosa,q serve de dosagem de antibiótico. Primeiro :Preparo água morna com vinagre.OBS:a água tem q fk bem chegada no vinagre. Seundo :encho a seringa até a metade,q é pra poder os jatos saírem bem forte! Terceiro:enfio a ponta da seringa bem no furinho da amídala e faço jatos bem forte! Limpo todos os furinhos assim. Não fk um caseo. Eu fazia com cotonete.Limpava,mas não com tanta precisão e não combatia o mau hálito. "Faço dusa vesez no mês,pois em minha garganta aparecem de forma moderada.Mas mesmo assim me incomoda. É desagradável! "Tem que fazer sempre. Espero ter ajudado. "BOA NOITE!!

Olá,já tenho esse problema a uns 5 anos,então fui no otorrino ela me explicou sobre isso e disse q tinha q me operar retirando minha amidalas,pois fiz a operação a 3 anos,mas agora voltou a aparecer esses caseuns,então amigos não é passando por cirurgia que desaparecerá esse problema para sempre infelizmente...

Olá eu estava com um desconforto muito grande em minha garganta ela estava ralando desde de semana passada. Eu não sabia mais oq fazer eu já tava ficando agoniada então resolvi pesquisar aq E RESOLVI METER O CONTONETE NA MINHA AMIDELA foi quando saio um pedaço grande dessa massa branca .. Dps aliviou mais só tá dolorida minha garganta ! Mais nunca eu iria imaginar que eu estava com isso 😪

Olha, esses dias eu percebi que de tanto ficar futucando minhas amídalas pra tirar isso, acabei alargando a estrutura cavernosa da amídala direita, e agora os caseos saem com muito mais facilidade dela. Na época houve um pouco de sangramento, mas está tudo bem agora. Já na da esquerda, a amídala está até inchada de tantos caseos que tem dentro dela, mas ela não está alargada, então eles não saem com facilidade. Esses dias descobri que se eu pegar um grampo grande de cabelo, da pra usar ele como um pequeno gancho. Foi melhor e bem mais preciso do que com cotonete, mas é obvio que isso exige muito cuidado e uma esterilização do grampo antes de mais nada.

a forma que encontrei para a retirada eficaz foi bem simples, pegue uma seringa de 10ml sem agulha, coloque água, aponte no orificio da amidala e injete rapidamente a agua, sai muito fácil. outras vezes eu utilizo o dedo mesmo.

Misericórdia! Isso é um problema de muitos. Pensei que era só eu.

Gargarejo com água morna e sal, gargarejo com água morna na hora do banho e tb gargarejo com água oxigenada ajuda.
1 colher de sopa de oxigenada de 10 vol
Meio copo e água filtrada
Faça por mais ou menos 1 minuto. USE APENAS OXIGENADA DE 10 VOL. PESSOAL.

Como todos pesquisei devido ao mesmo problema, em questão de 5 minutos todas as dúvidas foram esclarecidas. Vlw

Gostei da sugestão da seringa e os gargarejo!

Já vi diversos casos... tira as amígdalas e os causeuns voltam!

Já vi um cara vendendo um livro com uma solução natural...
Me parece que na Índia(ou algum lugar próximo) eles tratam com 2 a 3 vezes por dia gargarejo com romã.
Gargarejo com limão e água morna,
Gargarejo com bircabonato.
Não tentei ainda... pois os 2 últimos descobri recentemente.

Ah! E descobri que na verdade não são restos de alimentos é um tipo de bactéria assim como a candidiase, então fatores emocionais (stress) consumo de doces e açúcares podem ser fatores que aumentam a produção deste nosso "amiguinho"
Eu tenho mais facilidade em retira-las com um cotonete de madeira esterilizado
(Cotonete para quem tem cera de ouvido dura... facilmente encontrado em feiras orientais)
Grata pelas dicas!

Noossa.. descobri q tenho hoje e ainda n dormir so pesquisando kkkkkkk
Tentei tirar com contonete mas achei curto e piora a ânsia de vomito.. to agoniada com isso ja pq ta causando mau hàlito...

E ai rapazeada, eu também estou tendo este problema há 1 ano, e eu retiro eles sempre, porém percebo que isso faz aumentar a amídala e a quantidade de cavidades, pois estou notando no meu caso... resumindo isso está aumentando a quantidade de cáuseos acumulados, chegou a sair um com uns 9mm de espessura de um lado e outro de uns 7mm do outro, e sempre vários pequenos. Fui ao otorrino e a doutora aconselhou a não retirar mais a força bruta, e sim somente fazer vários gargarejos durante o dia e deixar que saiam naturalmente, e receitou usar o enxaguante bocal "MALVONA" encontrado nas farmácias, ele realmente é muito forte e é solicitado a diluição com água. O que eu mais vejo na internet é gente falando que o especialista diz que pode arrancar, eu fico em cima do muro agora, e aconselho a todos a encontrarem um bom otorrino para ver o seu caso, e não ir por conta própria, eu estou quase muito determinado a arrancar as amídalas, já que reparo que não tem outra solução ou ficar pra sempre com esses problemas. E o gargarejo com MALVONA parece que diminui a halitose, porém não notei ainda se está diminuindo a quantidade de cáseos...
E ao dono do Blog Daniel, ainda persiste seu problema?

Comigo persiste sim. A amídala direita está vazia, tem cavidades largas e sempre acumula cáseos lá que eu tiro com cotonete com relativa facilidade. Percebi que as cavidades dela estão bem maiores do que quando eu comecei a remover os cáseos. Já a amídala esquerda está cheia, mas como as cavidades dela são muito pequenas, não consigo tirar nada dela, e os cáseos ficam ali dentro sem eu poder tirá-los. Pelo menos eles não incomodam.

Não sei o que fazer para resolver 100%. Já li casos de pessoas que mesmo tirando as amídalas dizem que o problema persistiu de alguma forma. Se tem otorrinos que falam pra não mexer e outros que falam pra mexer, acho que isso significa que não há uma ciência médica clara quanto ao assunto, ou seja, nem a comunidade médica sabe bem o que fazer pra resolver, né? Cirurgia eu considero apenas em último caso. Do jeito que está estou conseguindo levar.

Tenho esse problema a vários anos. E sempre tiro facilmente com palitos de dente. Com muito cuidado para não cortar. Pelo que andei lendo a melhor solução é mesmo o gargarejo. Então vou começar a fazer isso para ver se resolve. Acho que tirar não é uma boa solução quando não se é um caso grave. Mais em todo caso, cada pessoa é um caso diferente. O ideal é sempre procurar orientação médica. Abraços a todos.

Com o cotonete nao consegui pois e curto,entao peguei um palito de churrasco dai alcancou melhor e consegui retirar , sem dar ansia, so tem q tomar cuidado p nao machucar.

Ja tive ha e ha muitos anos que desapareceram minha pergunta e: Eles sao visiveis!?O tempo esfria sofro de garganta inflamada geralmente nao tenho halitose mas sinto algo preso na garganta e estou com cheiro ruim estou desconfiada que pode ser que voltaram! De todos vcs eh visivel? Obrigada!

Os meus as vezes não são visíveis. As vezes eles estão "fundos", enterrados dentro da amidala (que tem uma estrutura cavernosa dentro dela). As vezes eu "ordenho" a amidala com um cotonete e o maldito caseo brota de dentro dela, e o alivio vem. Mas como eu sempre falo, é melhor ir num otorrino do que ficar fuçando sozinho.

Boa noite pessoal, a melhor forma que eu encontrei de removê-los é pegando uma seringa sem agulha, colocar água e esguichar nas amígdalas, no começo dá muita ânsia de vômito mas com o tempo você acostuma e depois nem sente mais, além disso não é sempre que eu faço e sim quando sinto que meu hálito está diferente, também raspo com o meu dedo indicador as amígdalas, os movimentos com a língua citados acima também ajudaram. Agradeço a esse post que vem me ajudando a lidar com esse desconforto, obrigado!

Este comentário foi removido pelo autor.

Os Caseuns brotam na minha garganta e no meu caso ela incomoda e dói bastante, comecei com isso em fevereiro e a dor e os caseuns não melhoram, como saber se de onde está saindo tem mais gente?

Boa noite pessoal, que bom saber que n estou sozinha nessa.. :x
sempre cuidei muito da saúde bucal, fio dental, escovação, limpeza, etc..
Há mais ou menos 6 anos descobri a primeira bolinha, retirei e pronto.. ficou um bom tempo sem aparecer..
Agora de um mês pra cá, apareceu uma grande, retirei e ficou um buraco enorme, tirei um monte de bolinhas e todos os dias aparece mais um tanto.. Esse buraco fecha com o tempo?
Reparei que ele tem aumentado e isso vem me preocupando bastante, ando com mal hálito, o que está desgastando até meu relacionamento amoroso.
Tenho horror a essa cirurgia, porque muitos falam que é muito dolorosa.. e lendo os comentários acima vi alguns falando que a retirada das amígdalas não significa que nunca mais vou ter os desagradáveis "amiguinhos".. n sei o que fazer :/

Eu tive isso e só fiquei livre qdo tirei as amígdalas
Não consegui conviver com esta secreção que cheirava merda

Já tive isso e foi horrível só fiquei livre qdo decidi tirar as amigdalas
Não dava pra conviver com essa coisa que cheirava merda na boca

Muita gente tem halitose e não sabe a causa
Essa é uma delas E no meu caso só resolveu mesmo tirando as amígdalas

Para quem não tem costume de beber água com a comida bebo uns 2 dedos antes das refeiçoes e meio copo após vi uma matéria referente fazer isso p tirar resíduos que param na garganta e outra dica é raspar a garganta quando sinto um incômodo tipo arranhando ai ja sei la esta o danado, já tentei tirar com cotonete e o Cabo da escova dental que é melhor! limpo a escova antes passando antisséptico Mas o melhor é raspar a guela sem exagero para não ficar doendo depois por esforçar muito...vou incluir tb os gargarejos morno citado.

Josy, eu queria tirar as amígdalas, mas meu médico disse para eu pensar bem porque em adultos essa cirurgia tem um pós-operatório chato e doloroso. Você fez a pouco tempo? Doeu muito? Estou pensando em encarar mesmo com a dor, porque tem incomodado cada vez mais. Com a remoção realmente o problema se foi?

Sabe quando puxamoa o catarro RS pra dentro? Desculpe a nojeira mais o mau So sai assim como se viesse de dentro do nariz. Não é da garganta mais sim de cima quando puxo o ar do nariz ela sai.

Eu sei de mim que não aguento mais esse nojo saindo da minha garganta, e olha q começou esse ano e não para de sair todo dia tem uma pedra enorme saindo. Eu vou correr atras da cirurgia.

Eu estou desde ontem de madrugada procurando uma solução... E estou desesperada...
A dois anos mais ou menos descobri isso... E sempre sai apenas de um lado... Uma apenas...
Ontem fiz de novo e saiu muitas... Só que elas não são aparentes... Sinto muita ancia e acabei machucando minha amidala que agora não consigo nem engolir.

Queria procurar um médico para ter certeza de que não tenho na outra e de que retirei tudo da esquerda... Mas não tenho convênio.

Daniel poderia me dizer se bochecho com água oxigenada funciona? Limpeza com a seringa? (Não enxergo buraquinhos apenas uma entrada enorme que soh aparece quando forco muito ao ponto de dar ancia e ele se abre!!!!

Estou desesperada!!!

Fazer gargarejo com bicabornato de sódio e meia colher de sal e meia de bicarbonato 3 vezes na semana faça isso depois da higiene bucal e de preferência quando for dormir.somem essas bolotas malditas e muito bom está infusão misturada.espero ter ajudado