Pesquisar

30 de maio de 2011

CONSELHOS PARA OS NOVATOS

Se você chegou a este blog procurando sobre depressão, e leu os diversos posts que eu já escrevi aqui sobre o assunto, você deve ter entendido que depressão é provavelmente a pior doença que existe na face da Terra, e porque tantos profissionais de saúde pelo mundo afora concordam com isso.

Você pode alegar que existem outras doenças muito piores, mas além desta argumentação não ajudar em nada um deprimido, ela é falsa.

Existem outras doenças que num primeiro momento parecem ser piores do que a depressão, mas não são. Câncer é uma desgraça, mas enquanto ela não te der depressão, você luta, você vive.

Esquisofrenia a pessoa vive, estranhamente e vendo e ouvindo coisas que não existem além de sua mente, mas vive. Imagine qualquer outra doença, por mais degraçada e imobilizante que ela seja. Imagine qualquer situação de miséria humana. Tudo é uma desgraça, mas enquanto isso não instala na pessoa uma depressão, ela vive de certa forma. Ela segue adiante, ela tem força de vontade de viver e de mudar a situação, e tem esperança, e algo queima nas fornalhas de sua alma alimentando-a e movendo-a por pior que seja a situação. Ela VIVE.

Porém, quando a depressão se apossa das pessoas, elas deixam de viver. É sério. Elas não vivem mais. Pessoas com depressão sempre se descrevem como "cascas vazias", "pessoas ocas", "pessoas sem nada por dentro" e "anestesiadas". Elas perdem a si mesmas, e consequentemente tudo a sua volta é perdido junto, mesmo que continue lá. Não há mais nada dentro delas para dar significado a aquelas coisas, pessoas, laços e atividades. Elas deixam de ser uma luz e passa a ser uma sombra. Não importa se a causa seja uma outra doença tão foda que a tenha derrubado psicológicamente para o vale da depressão, ou se a depressão simplesmente surge na pessoa como que vinda do nada. A depressão é morte em vida, e os deprimidos são a coisa mais próxima a um zumbi que você verá.

Se você entendeu um pouco disso que eu acabei de falar, você deve começar a fugir da depressão como o diabo foge da cruz. Mas muitas pessoas simplesmente não tem opção. A depressão não é escolha da pessoa, e sim parte dela. É como um câncer, surge quase que naturalmente, só que na mente, para o qual não há quimio ou radioterapia, para o qual não há cirurgia de remoção de tumores porque simplesmente não é físico. É uma doença dos processos mentais de pensamento.

Eu sinceramente começo a questionar a possibilidade de cura para a depressão. Vejo-a mais como tratável do que curável. Enquanto eu tomava antidepressivos estava relativamente bem, mas foi parar que a coisa descambou.

Bem, os conselhos que eu quero dar a você, que acabou de cair aqui neste blog e quer ouvir conselhos de uma pessoa que tem depressão, são os seguintes:

  1. Não desenvolva depressão, esse é o melhor conselho que posso te dar. Sei lá, procure um hobbie e transforme-o em uma filosofia de vida, procure se empolgar muito com esta coisa e não reprima esta empolgação, apenas viva-a intensamente. Mas não caia na depressão. Depressão é vazio, é insignificância, é incapacidade e imobilidade. Não pare, ande! Se você esta vendo a depressão se aproximar saia andando para qualquer lugar, corra, mas não a deixe se aproximar muito de você.
  2. Não espere que outras pessoas tenham pena de você. Se você tem depressão, você ficará tentado a desejar e até mesmo a providenciar eventos, pensamentos e ações para que as pessoas fiquem com pena de você, dependendo do grau da sua depressão, é claro (na minha é assim, mas tem pessoas com depressão profunda que nem isso conseguem, elas simplesmente se desconectaram da realidade e nem mesmo a pena das pessoas a sua volta lhe interessa mais, nada lhe interessa). Acredite: ninguém terá pena de você verdadeiramente. Ninguém vai te ajudar. Simplesmente porque não há o que fazer para te ajudar a não ser em questões práticas, como lhe levar ao médico, comprar coisas para você, etc... coisas que não tem interferência direta ou tem interferência periférica na sua condição.
  3. Entenda como as pessoas a sua volta funcionam para não se deprimir com elas. Se você estiver mal de depressão, primeiro as pessoas vão olhar para você e vão se preocupar, depois vão sentir um pouco de pena rasa de você, quer você queira ou não. Depois vão tentar de ajudar de maneiras totalmente inadequadas (como por exemplo falando para você se animar, falando que sua vida é boa, que não há motivos para você ficar assim), depois vão te culpar e ficar irritados com você pelo fato da ajuda não ter surtido efeito e por ultimo vão dizer que você é fraco por não sair dessa situação sozinho e vão passar a te evitar ou a te irritar tremendamente só com a presença delas, o que obviamente vai te deixar muito pior. Isso explica porque quem tem depressão quer se distanciar de tudo e todos, e se isolar em uma casca de solidão fria porém inócua. Eu faço isso cada vez mais, isolei um monte de gente, no Facebook bloqueei boa parte dos meus contatos porque estavam me irritando muito e me deixando deprimido demais. Mas não caia nessa. Simplesmente tente evitar de reclamar para as pessoas a sua volta, não discorde delas para evitar discussões, fale de amenidades, comente sobre o clima, evite discussões desnecessárias. As pessoas, no fundo, não querem saber dos problemas dos outros mas sim dos seus próprios problemas. Deixe isso para seu psicólogo e psiquiatra, ou para pessoas realmente próximas a você que te entendam e te apoiem. E tente não dar ouvidos a si mesmo. Nestas horas você é um péssimo conselheiro para si mesmo.
  4. Não espere que alguém venha e lhe cure. Vá você atrás da cura, porque em ultima instância a cura para a depressão está dentro da sua mente. Trancada a sete chaves, mas ainda sim dentro da sua mente. É claro que ir ao médico e tomar medicação ajuda, e é claro que na depressão você não tem condição de fazer isso por si só.
  5. Muitas vezes na depressão você não quer se curar (sério), você só quer que o mundo acabe para o seu sofrimento acabe com ele (por isso o suicídio em muitos casos). Mas acredite, ele não vai acabar só porque você quer (se fosse assim já tinha acabado há muito tempo antes de todos nós nascermos). Então você vai ter que aprender a se amar, porque quem tem depressão não se ama, é fato, falo porque comigo é assim. Isso é complicado pra caramba. Eu ainda não consegui. Mas tento. Quando você se amar de verdade, vai encontrar forças para ter vontade de sair dessa situação. E eu acho que quando você tem essa vontade grande dentro de você mesmo, sua condição já estará muito melhor. Depressão é não vontade... quando você tem vontade de algo, isso é não depressão portanto. Mas não é uma vontade besta, como vontade de comer um chocolate ou de beber uma cerveja. É vontade de mudar a si mesmo, de se reencontrar com aquele velho eu que você não vê há tanto tempo, aquele que tinha vivacidade, que queria fazer coisas, que fazia estas coisas, que estudava e se interessava.
  6. Não desista. Quando a gente está com depressão a gente não pensa direito. Acha que está tudo acabado, que não tem mais jeito. Mas tem sim. Repita isso para você mesmo. Mesmo que você ache que está se enganando, não está.
Vou tentar escrever mais sobre os efeitos negativos da depressão na vida da pessoa no próximo post, porque muita gente acha que quem tem depressão está "com graça". Mas não está. Ninguém ia sofrer desse jeito só "por graça".

0 comentários: