Pesquisar

2 de junho de 2011

JOÃO 14:16

E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre;

Jesus continua dizendo após este versículo: "O Espírito de verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque habita convosco, e estará em vós.".

Vou ser sincero: não sei muito a respeito do Espírito Santo. Imagino que ele seja a presença de Jesus conciênte em nós. Aquela presença que nos consola, que nos guia, que nos dá forças, que age em nossa vida, que nos leva em direção a uma vida semelhante a de Jesus.

Seria este Espírito uma mera atitude cristã no dia-a-dia? Um comportamento mecânico e ético? Eu acho que não. Jesus diz que o mundo (todos os que negam a Deus de uma forma ou de outra) não podem recebê-lo, nem vê-lo e nem reconhecê-lo. Não se trata de algo programado ou meticulosamente cumprido, mas sim de uma presença de fato, de um agente de influência de Deus em nós.

O que importa aqui é que Jesus ama-nos de tal forma que pediu a Deus que enviasse tal Espírito para habitar naqueles que nEle crêem, de tal forma que sejam consolados pela verdade de Deus. Então de certa forma o Espírito é a própria revelação de Deus para nós, ou seja, Jesus, que é Deus. O Espírito é o que abastace nossa fé, aquilo que lógica ou racionalidade não podem explicar simplesmente porque está fora de seu escopo.

Obviamente que minha constatação não está embasada em nenhum estudo teológico. Estou apenas divagando, meditando em texto. Mas gosto de saber que o Espírito Santo está em nós por intermédio do amor de Jesus para com a humanidade e para conosco pessoalmente.

O que eu quero é que este Espírito Santo de Deus esteja cada vez mais presente em minha vida, cada vez mais no controle de meu temperamento, de minha conduta, de meus pensamentos, de minhas atitudes. Que esteja cada vez mais influênte em que sou.

0 comentários: