Pesquisar

23 de dezembro de 2011

2 TIMÓTEO 3:1-7

Após bastante tempo, voltei a fazer a leitura bíblica proposta pelo calendário da Junta de Missões Mundiais. O do ano que vem já chegou, e espero conseguir fazer a leitura todos os dias, e viver os ensinamentos de Deus em minha vida, no meu dia a dia, porque é simplesmente isso que Deus deseja de nós.

A leitura de hoje era 2 Timóteo. Eu já havia lido alguns trechos deste livro no passado, mas ao lê-lo inteiramente hoje, percebo o óbvio para quem lê esta carta: trata-se de orientações de conduta e fé. Trata-se de exemplos práticos. E trata-se de coisas que ocorrem em nossas vida mesmo hoje, no terceiro milênio. Separei os trechos que mais falaram a mim e vou descrever o que eles me tocaram em uma pequena série de posts porque o texto final ficou muito grande.

Saiba disto: nos últimos dias sobrevirão tempos terríveis. Os homens serão egoístas, avarentos, presunçosos, arrogantes, blasfemos, desobedientes aos pais, ingratos, ímpios, sem amor pela família, irreconciliáveis, caluniadores, sem domínio próprio, cruéis, inimigos do bem, traidores, precipitados, soberbos, mais amantes dos prazeres do que amigos de Deus, sendo aparência de piedade, mas negando o seu poder. Afaste-se também destes. São estes os que se introduzem pelas casas e conquistam mulherzinhas sobrecarregadas de pecados, as quais se deixam levar por toda espécie de desejos. Elas estão sempre aprendendo, mas não conseguem nunca de chegar ao conhecimento da verdade.


2 Timóteo 3:1-7
Com relação a esta passagem me veio a mente imediatamente muitas pessoas com quem eu tenho contato cotidiano, e que são resistentes a palavra de Jesus, quando não severos negadores. A maioria é constituída de pessoas muito inteligentes e esclarecidas, pessoas que estão sempre estudando algo, que consomem conhecimento, que buscam expandir seus horizontes a todo o tempo, em todos os assuntos. Mas é como diz o trecho: elas nunca chegam ao conhecimento da verdade, porque a verdade deste mundo é relativa e mutável, nunca é definitiva.

Eu tenho a impressão de que o ser humano tem uma fome dentro dele que nunca fica satisfeita. Ele tem que estar sempre comendo, sempre se alimentando. Só que Jesus fez uma analogia disso falando não de fome, mas sim de sede.

Em Salmos 42:1 já o versículo "Como a corça anseia por águas correntes, a minha alma anseia por ti, ó Deus. ".

Muitas passagens da Bíblia fazem a analogia de Jesus como a água que mata a sede de nossas almas, como aquilo que supre a origem de todas as necessidades.

Estas pessoas procuram nos conhecimentos para saciar esta sede. Mas nunca ficarão fartos, porque o que realmente importa eles não procuram, pelo contrário, rejeitam.

0 comentários: