Pesquisar

30 de dezembro de 2011

LEI ANTIPALMADAS - MAIS UM ABUSO DO GOVERNO


Olhem só isso:


Eu estava navegando pela Internet hoje e me deparei com a notícia de que a tal "Lei da Palmada" foi aprovada em 14/12/2011 por unanimidade no Congresso e vai para aprovação do Senado.

Se o Senado aprovar ninguém mais poderá dar uma palmada sequer nas crianças para educá-las sob risco de pagar multa, perder a guarda da criança, ser preso, etc. Só vai poder conversar.

Vai ser interessante ver como serão estas crianças no futuro próximo. Crianças cujos pais nunca deram uma só palmada, que só trataram os desvios do filho(a) na base da conversa tornam-se crianças complicadas, que quando fazem algo errado ou não querem fazer algo tentam te enrolar na base da conversa, fazem muita birra, etc. Eles sabem que as coisas não passarão de conversa. Crianças são espertas. Elas não vêem consequências diretas para seus atos, e vão crescer com essa impressão. Que tipo de adolescentes e adultos você acha que elas se tornarão?

Você pode criar mecanismos de punição indireta para a criança, como deixá-la de castigo, ou tirar algo dela, mas ela vai assimilar aquilo como consequência negativa? Vai ser reforçado na memória dela a longo prazo? Eu tenho minhas dúvidas. Mas eu não sou pai nem psicólogo, não sei bem do que estou falando neste sentido.

Mas no meu entender este é só mais um exemplo do Governo interferindo negativamente com a família, que é a verdadeira responsável pela educação das crianças e é quem deve decidir como a mesma deve ocorrer. Criar formas de fortalecer a família o Governo nem quer saber, mas interferir com ela, ele quer. Estranho, não? Nunca dá nada, e quando pode, tira algo.

Diversos psicólogos afirmam que bater nos filhos tem efeito nulo ou prejudicial, mesmo quando feito pontualmente para corrigir coisas graves e educá-las. Outros afirmam o contrário, que palmadas nos momentos certos, sem abusos, são efetivas e corrigem positivamente contribuindo para a formação do caráter. Eu acredito na ultima. E você?

Eu sempre me lembro do seguinte trecho de provérbios quando leio sobre este assunto, e creio que é de uma sabedoria realmente divina:


"Não retires a disciplina da criança; pois se a fustigares com a vara, nem por isso morrerá. Tu a fustigarás com a vara, e livrarás a sua alma do inferno"
Provérbios 23:13-14


Acho que quase todo mundo levou palmadas quando criança e isso não fez de nenhum de nós pessoas com traumas ou propensão a violência (pelo menos não por causa das palmadas).

Palmadas não são boas. Antes não tivéssemos que dá-las. Mas elas são um mal necessário, como um remédio que tem gosto amargo mas salva uma vida. E querem tirar isso da sociedade. Querem dizer para você como você deve educar seu filho.

Se as pessoas começassem a falar sobre isso e pressionar o Senado de alguma forma, pode ser que tenhamos uma chance de negar esta lei por apelo popular. A sociedade está calada diante de mais este abuso do Estado, e os políticos aproveitam esse silêncio para fazerem o que bem entendem.

Falem sobre isso. Não se calem. O futuro depende de você.

0 comentários: