Pesquisar

7 de março de 2012

ODIANDO O INIMIGO


Os teus olhos viram o meu corpo ainda informe; e no teu livro todas estas coisas foram escritas; as quais em continuação foram formadas, quando nem ainda uma delas havia. E quão preciosos me são, ó Deus, os teus pensamentos! Quão grandes são as somas deles! Se as contasse, seriam em maior número do que a areia; quando acordo ainda estou contigo. O Deus, tu matarás decerto o ímpio; apartai-vos portanto de mim, homens de sangue. Pois falam malvadamente contra ti; e os teus inimigos tomam o teu nome em vão. Não odeio eu, ó SENHOR, aqueles que te odeiam, e não me aflijo por causa dos que se levantam contra ti? Odeio-os com ódio perfeito; tenho-os por inimigos. Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me, e conhece os meus pensamentos. E vê se há em mim algum caminho mau, e guia-me pelo caminho eterno. 
Salmos 139:16-24

Você acha estranho que a Bíblia mostre o rei Davi dizendo possuir um "ódio perfeito" pelo inimigo? Não se espante. Ele está sendo sincero. Devemos aprender a odiar nossos inimigos, e principalmente, a identificá-los.

Davi foi um dos maiores reis de Israel, se não o maior. E foi dentre outros atributos, um rei belicoso. Israel tinha muitos inimigos, assim como hoje. Da mesma forma, em ambas as ocasiões, os inimigos eram tanto militares quanto políticos, ideológicos e religiosos.

Devemos entender que aqueles que renegam e repudiam a Deus e a Jesus Cristo são verdeiros inimigos. Porém, do Senhor é a batalha, a vingança e a justiça, e se podemos (e devemos) odiar tais inimigos, não devemos pecar praticando qualquer tipo de mal contra eles.

Irai-vos, e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira.
Efésios 4:26

As vezes temos inimigos por todos os lados. Colegas de trabalho, parentes, amigos, vizinhos... tê-los como inimigos é complicado, para não dizer humanamente impraticável. A não ser que entendamos que esta inimizade deve permanecer no plano espiritual.

Eu posso conviver com estes inimigos, mas não vou me deixar levar por sua ideologia e nem deixar que ela me contamine. Não vou me envolver com eles mais do que o necessário.


Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. Antes tem o seu prazer na lei do SENHOR, e na sua lei medita de dia e de noite.
Salmos 1:1-2


Da mesma forma, tão pouco vou deixar de manifestar minha opinião contrária, me mantendo íntegro ao que eu creio e posicionando-me sempre ao lado de Jesus. Devo lutar contra os inimigos mas apenas naquilo que realmente importa e da forma que é aquela esperada por Deus de nós.


Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais.
Efésios 6:12

Que Deus nos fortaleça cada vez mais, nos preparando para o bom combate que perdura por toda a nossa vida. Porque até que Jesus volte, os inimigos surgirão sem trégua.


0 comentários: