Pesquisar

14 de março de 2012

PAI NOSSO E COMPORTAMENTO

"Eu não fui tão boa quanto devia e nem tão ruim quanto podia"
Portanto, vós orareis assim: Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome; Venha o teu reino, seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu; O pão nosso de cada dia nos dá hoje; E perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores; E não nos induzas à tentação; mas livra-nos do mal; porque teu é o reino, e o poder, e a glória, para sempre. Amém.
Mateus 6:9-13

A oração do "pai nosso" contada por Jesus é extremamente rica, mas para muitas pessoas ela é uma "reza", ou seja, algo que deva ser repetido quase que mecanicamente, se possível, diversas vezes.

Eu entendo de forma diferente.

Para mim ela apresenta uma estrutura de como devemos orar e não uma oração pronta. Mais do que isso, ela representa uma estrutura de vida, exemplificando como devemos viver o tempo todo de maneira genuína e espontânea, não apenas na oração, não apenas na igreja, mas sim o tempo todo.

Ela da algumas das mais importantes e básicas diretrizes de vida cristã:

  1. Reconhecer Deus como nosso Pai, ou seja, criador, cuidador, benfeitor, juiz e salvador.
  2. Adorá-lo por isso com tudo o que somos (palavras, ações, pensamentos).
  3. Desejar o cumprimento da perfeita vontade divina de forma plena e total em qualquer esfera, principalmente em nossas vidas e em nosso comportamento.
  4. Reconhecer Deus como provedor de todas as nossas necessidades, sejam elas físicas, espirituais, psicológicas, emocionais ou sociais, sempre nos esforçando para tal.
  5. Nos comprometer a exercer o amor ao próximo como a nós mesmos, nos colocando no lugar de quem nos ofende ao nos lembrar que também ofendemos a Deus, e que devemos saber perdoar para podermos ser perdoados.
  6. Pedir forças e ajuda de Deus para resistir ao pecado e permanecer em Jesus.
  7. Reconhecer a soberania de Deus sobre nossas vidas.


Eu espero orar, pensar, agir e viver desta forma.

0 comentários: