Pesquisar

15 de maio de 2012

FICANDO QUIETO

Precisamos de algo para sua incontinência verbal.
Ele tem um problema de controle de tagarelice.
Lembrem disto, queridos imãos: cada um esteja pronto para ouvir, mas demore para falar e ficar com raiva.
Tiago 1:19

Quanto mais você fala, mais perto está de pecar; se você é sábio, controle sua lingua.
Provérbios 10:19

Quanto mais você se preocupa, mais pesadelos terá; e, quanto mais você falar, mais tolices dirá.
Eclesiastes 5:3

Quem ama a sinceridade e sabe falar bem terá a amizade do rei.
Provérios 22:11

Mas agora livrem-se de tudo isso: da raiva, da paixão e dos sentimentos de ódio. E que não saia da boca de vocês nenhum insulto e nenhuma conversa indecente.
Colossenses 3:8

Todos nós sempre cometemos erros. Quem não comete nenhum erro no que diz é uma pessoa madura, capaz de controlar todo o seu corpo.
Tiago 3:2

Quem responde antes de ouvir mostra que é tolo e passa vergonha.
Provérbios 18:13

Mas eu lhes digo que, no dia do juízo, os homens haverão de dar conta de toda palavra inútil que tiverem falado.
Mateus 12:36

Ó Senhor, dá palavras aos meus lábios, e a minha boca anunciará o teu louvor.
Salmos 51:15

Afaste da sua boca as palavras perversas; fique longe dos seus lábios a maldade.
Provérbios 4:24

Meu filho, dê atenção à minha sabedoria, incline os ouvidos para perceber o meu discernimento. Assim você manterá o bom senso, e os seus lábios guardarão o conhecimento.
Provérbios 5:1-2

As palavras dos justos dão sustento a muitos, mas os insensatos morrem por falta de juízo.
Provérbios 10:21

Há palavras que ferem como espada, mas a língua dos sábios traz a cura.
Provérbios 12:18

Que as palavras da minha boca e a meditação do meu coração sejam agradáveis a ti, Senhor, minha Rocha e meu Resgatador!
Salmos 19:14

Ufa, quantos versículos! E todos alertando e falando da mesma coisa: cuidado com o que você comunica. Devo esta reflexão às reflexões desta semana no calendário anual da Junta de Missões Mundiais da Convensão Batista Brasileira.

Creio que os versículos falem por si mesmos. O que vou escrever abaixo é apenas minha reflexão pessoal, e minha oração a Deus. Fique a vontade para ignorá-la ou lê-la se assim desejar.

Eu não sei quanto a você, mas comigo é muito mais fácil FALAR (comunicar uma idéia) do que FAZER (implementar a idéia). Eu até posso falar que um dia ainda vou morar no Canadá, mas me mudar para lá de fato é algo totalmente diferente.

Portanto entendo que na vida de uma pessoa comum como eu, acabamos mais falando do que fazendo coisas. A importância das coisas que fazemos ou deixamos de fazer é clara quanto ao que Deus espera de nós como crentes em Jesus, mas e quanto ao que você anda falando/comunicando?

Os versículos acima demonstram que a comunicação é muito importante para Deus. O que comunicamos é basicamente nosso TESTEMUNHO afinal de contas. Manifesta quem somos, no que cremos, e como muitas pessoas na igreja falam, "é o único evangelho que as pessoas a sua volta poderão ler em muitas ocasiões". Tem a ver com sua postura missionária, como estrangeiro neste mundo que manifesta uma cultura, crenças, costumes e certezas celestiais, para não dizer alienígenas ao Mundo.

Eu ando falando muita besteira, admito envergonhado diante do Senhor e de quem lê este blog. Muita mesmo, e não me orgulho nada disso. Na verdade se isso serve para alguma coisa, é só para essa: sempre me lembrar de que sou pecador, miserável, pobre, fraco e nú, e que preciso da graça de Jesus porque sem Ele, seria inferno na certa para mim, para você e para todo mundo.

Eu ando tendo conversas impróprias. Venho comunicado o que há de pior em minha mente e participando de tais conversas, permito que ela seja contaminada. Não conduzo as conversas, mas sou conduzido. Dou opiniões que são dispensáveis e infelizes, que não são maturadas por inúmeros motivos, da preguiça a incapacidade intelectual, passando pelo simples desejo inato de pecar e pelo senso de diversão adquirido em conviver quase que exclusivamente com pessoas não crentes.

Falo palavrões, faço brincadeiras constrangedoras, ofendo, denigro, pré-julgo, difamo, engano, minto e profiro vulgaridades. Olho apenas o lado negativo de tudo, reclamo e sinto raiva e ódio o tempo (quase) todo. Admiro outras mulheres, pratico a preguiça, abdico de sonhos, não incentivo as pessoas, desestimulo os estimulados. E muitas outras coisas.

Esse comportamento não é visto como errado mas sim como instigante, adequado, sarcástico e divertido no meio em que estou inserido. O problema é portanto o meio no qual me encontro? Eu deveria ser a influência onde estou, mas pelo contrário, sou influenciado. A culpa é portanto toda minha, que não soube perseverar e lutar ao lado do Senhor. Ele bem nos avisa em sua palavra:

Como é feliz aquele que não segue o conselho dos ímpios, não imita a conduta dos pecadores, nem se assenta na roda dos zombadores! Ao contrário, sua satisfação está na lei do Senhor, e nessa lei medita dia e noite. É como árvore plantada à beira de águas correntes: Dá fruto no tempo certo e suas folhas não murcham. Tudo o que ele faz prospera!
Salmos 1:1-3

O problema não se limita ao falar apenas: a comunicação é rica no ser humano e falar é apenas um dos diversos meios: música, escrita, dança, artes... são muitas as formas de se comunicar. Não sei quanto a você, mas quanto a mim, a preferida após a fala é a escrita.

Em tempos de mídias sociais, blogs, chats e e-mails, é muito fácil comunicar idéias e opiniões sobre tudo, com textos, imagens, músicas e vídeos. É até mais "poderoso" (ou grave) do que falar, se você for pensar bem.

Quando você fala uma besteira, você comunica sua mensagem apenas a algumas pessoas por vez. Mas quando você escreve em uma rede social por exemplo, você comunica sua mensagem com centenas de pessoa simultaneamente, ou até mesmo milhares, se os amigos dos amigos dos amigos dos amigos de seus amigos verem aquela mesma mensagem (o que é extremamente fácil nas redes sociais atuais) e se a mesma for compartilhada de forma viral (meme).

Diante da minha dificuldade e do meu pecado, mesmo com uma reincidência doentia, ainda assim, dia após dia, procuro me colocar diante de Deus em oração, pedindo perdão e forças para mudar personalidade, desejos e impulsos, resistir mais fortemente ao que eu mesmo considero errado e as minhas tendências naturais como pecador. Eis a ação SOBRE-natural de Deus.

E eis que a resposta veio não com um fazer, mas sim com um não-fazer: "Se você não consegue falar nada de bom, aprenda a ficar quieto primeiro, e quando aprender a controlar sua língua, vai começar a falar pouco, mas o pouco que falar, será bom".

Existem muitos ditados populares que refletem esta idéia. "Em boca fechada não entra mosquito" é o mais conhecido, mas existem muitos outros por ai, que variam de região para região.

Deus não quer o nosso silêncio, disso tenho certeza. O que Ele nos pede é que tenhamos filtro. Um filtro que nos impeça de falar coisas que não agreguem, que não O louvem, que não contribuam para a paz, para a prosperidade da bondade, para a erradicação da maldade, para a comunhão entre as pessoas, para a propagação do reino de Deus.

O Senhor sabe que somos pecadores. Ele mesmo nos disse. Portanto pensar e até mesmo comunicar ou realizar pecados é o que fazemos. Tudo o que temos fazer é reconhecer isso, pedir perdão, e lutar. Porque a vida mundana do cristão é uma eterna guerra. Por isso Deus é dentre tantas outras coisas, o Senhor dos Exércitos.

0 comentários: