Pesquisar

22 de maio de 2012

SONHO: TIROS

Estou estacionando o carro em um McDonalds. Um homem aparece e começa a bater boca comigo, porque ele queria parar na vaga em que eu parei. Ele começa a me humilhar, a me ameaçar. Eu saco uma pistola e dou dois tiros nele, e então fujo.

Fico preocupado. As munições tem um ID próprio que as ligam a arma que usei, e a arma estava registrada no meu nome. A polícia iria me achar. Eu precisava me livrar dela, mas não sabia como.

Vou dar uma volta pela cidade. Acabo encontrando uma loja onde compro um tablet que tem alguns e-books instalados. A Bíblia é um deles. Eu a leio um pouco e então volto para o McDonalds.

Lá chegando uma mulher comenta que alguém havia atirado no marido dela, que havia sobrevivido. O homem entra no McDonalds. Eu viro o rosto preocupado com a possibilidade de que ele me reconheça, mas eu entendo que eu estou diferente, com cabelos raspados e outras roupas. O homem me encara e não me reconhece. Diz que as balas haviam atravessado seu corpo e sumido, e nenhum orgão vital foi atingido.

E então eu acordo.

Eu não tenho uma interpretação muito clara para este sonho, a não ser aquilo que já venho conversando com minha psicóloga. Há muitas coisas que ocorrem na minha vida que geram dentro de mim muita raiva e ódio que eu simplesmente não sei bem como liberar. Não sei argumentar bem então não consigo extravasar este ódio na forma de "combates verbais". Nunca fui um bom orador, e como escritor não passo de um entusiasta. Não sou intelectual, por mais vontade de ser que eu tenha tido.

Que tipo de irritações você pode se perguntar. Irritações simples mas sobre as quais não possuo poder de resolver, como por exemplo: um vizinho chato que não arruma o carro e fica tentando dar a partida por minutos a fio às 5h50m da manhã bem debaixo da minha janela. Isso se acumula em mim, e no final das contas fico repleto de ódio, explodindo por qualquer besteira.

O sonho foi uma válvula de escape, uma fantasia vivenciada em minha mente.

Minha vontade instintiva de resolver os problemas, como já falei para minha psicóloga, é por meio da violência. Nunca a usei em minha vida, sempre a mantive sob domínio, como a maioria dos seres humanos civilizados o fazem. Isso gera ao mesmo tempo frustração, porque todas as soluções pacíficas que arrumei sempre me deixam com uma sensação de derrota, e alívio, por não ter usado de violência e ter que sofrer todas as consequências físicas, morais, espirituais e legais de tal ato.

A violência é a mais básica, instintiva e tentadora forma de solução de crises que eu, e creio todos nós, possuímos (vide a violência no mundo, guerras, segregações, ódios raciais, etc). Mas não é válida no mundo em que vivemos.

Porém, nossa estrutura psicológica não sabe disso, e em completo conflito com a sociedade que criamos para nós, manifesta diversas doenças mentais, cada vez mais frequentes: ansiedades, depressões, crises de pânico, bulimia, anorexia, etc.

Dar tiros foi obviamente um exagero do meu sonho. Mas representa que a necessidade de violência e demonstração de força perante as situações, na psique humana, é algo muito forte e que precisa de alguma forma ser suprida. Por que é que o MMA tem feito tanto sucesso, ou filmes de terror, guerra e ação?

0 comentários: