Pesquisar

26 de junho de 2012

PRESERVAÇÃO DA DOUTRINA BÍBLICA



Olhai por vós mesmos, para que não percamos o que temos ganho, antes recebamos o inteiro galardão. Todo aquele que prevarica, e não persevera na doutrina de Cristo, não tem a Deus. Quem persevera na doutrina de Cristo, esse tem tanto ao Pai como ao Filho.
2 João 1:8-9 (tradução Almeida Corrigida e Revisada Fiel)

Tenham cuidado, para que vocês não destruam o fruto do nosso trabalho, antes sejam recompensados plenamente. Todo aquele que não permanece no ensino de Cristo, mas vai além dele, não tem Deus; quem permanece no ensino tem o Pai e também o Filho.
2 João 1:8-9 (tradução Nova Versão Internacional)

Acautelai-vos, para que não percais o fruto de nosso trabalho, mas antes possais receber plena recompensa. Todo aquele que caminha sem rumo e não permanece na doutrina de Cristo, não tem Deus. Quem permanece na doutrina, este possui o Pai e o Filho.
2 João 1:8-9 (tradução versão Católica)

Prevaricação é um crime funcional, praticado por funcionário público contra a Administração Pública. A prevaricação consiste em retardar ou deixar de praticar devidamente ato de ofício, ou praticá-lo contra disposição expressa de lei, para satisfazer interesse ou sentimento pessoal.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Prevaricação
Coloquei o trecho em três traduções diferentes para poder melhor entender, assim como o conceito de prevaricação. A versão em inglês dos trechos está parecida. Infelizmente não sei ler grego ou hebraico para consultar os originais. Mas está obvio que João está falando sobre perseverança na doutrina de Cristo, que é resumida pelo amor ao próximo e a Deus acima de todas as coisas, dentre tantos desmembramentos deste núcleo tão precioso de conhecimento.

Mais do que isso, ele nos alerta para não nos entregarmos a oportunidade de engano. Precisamos nos manter fiéis ao Senhor, zelosos para com seus ensinamentos, sem inventar outras doutrinas, sem procurar dar a elas significados inexistentes ou incorretos, distorcendo-a para que se adeqüe a nossas necessidades e desejos, que é o que gerou e gera tanta divisão na igreja, originando tantas seitas e denominações. Deus não tem religião, e é por isso que muitos alegam que o cristianismo não é uma religião mas sim um relacionamento com Deus por meio de Jesus Cristo.

Resumindo, não devemos permitir que ocorram acréscimos e invenções de doutrinas, como se a palavra de Deus, a Bíblia, precisasse de complementação doutrinária e espiritual. Tudo o que precisamos saber a respeito de Deus e de Jesus, e da necessidade e motivação que temos dEle está na palavra, e este conhecimento é o necessário para nossa salvação pela aceitação do sacrifício de Jesus, e esta é objetivamente a única coisa que realmente importa.

Desta forma os dogmas e doutrinas que não são bíblicas, que são "invenções" que extrapolam e contradizem o que a própria palavra diz, devem ser totalmente evitados e rejeitados. Isso é o mesmo que queimar a Bíblia, ou seja, ignorá-la e desconsiderá-la.

Neste aspecto o livro "É Proibido", de Ricardo Gondin é uma leitura bastante reflexiva, que leva justamente a análise da cultura versus ensinamento bíblico: o que a Bíblia permite e a Igreja proíbe.

O padrão definitivo de comportamento com Deus é Jesus, e a Bíblia explica isso do começo ao fim. É nela que aprendemos aquilo que devemos viver cotidianamente, deixando-a nos ferir, nunca nos desviando de sua repreensão mas sim acatando-a e deixando que ela nos transforme cada vez mais em pessoas como Jesus Cristo. Esta transformação é dolorosa. É natural repudiarmos a dor, mas Jesus deu o exemplo máximo no calvário e nos conclama seguí-lo da mesma forma.

Jesus dizia a todos: "Se alguém quiser acompanhar-me, negue-se a si mesmo, tome diariamente a sua cruz e siga-me. Pois quem quiser salvar a sua vida a perderá; mas quem perder a vida por minha causa, este a salvará. Pois que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro, e perder-se ou destruir a si mesmo? Se alguém se envergonhar de mim e das minhas palavras, o Filho do homem se envergonhará dele, quando vier em sua glória e na glória do Pai e dos santos anjos. Garanto-lhes que alguns que aqui se acham de modo nenhum experimentarão a morte antes de verem o Reino de Deus".
Lucas 9:23-27

Outras fontes:
  1. http://www.montesiao.pro.br/estudos/teologicos/esbocos_livros/novo/2joao.html

0 comentários: