Pesquisar

16 de julho de 2012

OS PLANOS DE DEUS

Imagem do Livro de Gênesis Ilustrado por Robert Crumb
acerca do trecho abaixo


A essa altura, José já não podia mais conter-se diante de todos os que ali estavam, e gritou: "Façam sair a todos! " Assim, ninguém mais estava presente quando José se revelou a seus irmãos. E ele se pôs a chorar tão alto que os egípcios o ouviram, e a notícia chegou ao palácio do faraó. Então disse José a seus irmãos: "Eu sou José! Meu pai ainda está vivo? " Mas os seus irmãos ficaram tão pasmados diante dele que não conseguiam responder-lhe. "Cheguem mais perto", disse José a seus irmãos. Quando eles se aproximaram, disse-lhes: "Eu sou José, seu irmão, aquele que vocês venderam ao Egito! Agora, não se aflijam nem se recriminem por terem me vendido para cá, pois foi para salvar vidas que Deus me enviou adiante de vocês. Já houve dois anos de fome na terra, e nos próximos cinco anos não haverá cultivo nem colheita. Mas Deus me enviou à frente de vocês para lhes preservar um remanescente nesta terra e para salvar-lhes as vidas com grande livramento. "Assim, não foram vocês que me mandaram para cá, mas sim o próprio Deus. Ele me tornou ministro do faraó, e me fez administrador de todo o palácio e governador de todo o Egito. 
Gênesis 45:1-8

A história de José é uma das mais marcantes da Bíblia. Pelo menos para mim. Ela ensina como Deus é grande e bondoso, e como ele trabalha conosco mesmo no que julgamos ser momentos difíceis e ruins.

O resumo da história de José é que ele foi vendido por seus irmãos (os patriarcas das 12 tribos de Israel) por inveja e ciúmes, acabou indo parar no Egito como escravo, passou por dificuldades diversas e perigo de morte por lá mas acabou sendo levado a posição de segundo homem mais poderoso do Egito, abaixo apenas do faraó, tudo devido a seu amor por Deus, a sua obediência, retidão e competência e excelência obtidos fundamentalmente devido a sua condição espiritual ensinada por seu pai, Jacó.

José não era perfeito mas havia encontrado graça diante de Deus, e estava, sem saber, sendo usado por Ele para o cumprimento dos planos do Senhor.

Os planos de Deus transcendem a lógica de causa e consequência que os humanos tem. O que é um mal aos olhos dos homens tem sempre um significado, um motivo dentro dos planos de Deus, que levam a um bem imensurável em sua conclusão. O ditado "Deus escreve certo por linhas tortas" refere-se a isso. Bençãos são tiradas do que nós imaginamos ser desgraças e perceber isso depende de nossa fé e maturidade espiritual.

Devo me lembrar sempre de que Deus é perfeito assim como tudo o que Ele faz. Assim devo aprender a confiar e descansar na certeza de que Deus está no controle de tudo e de todas as coisas, e de que tudo ocorre de acordo com seus perfeitos planos, cabendo a mim a honra de fazer parte deles, vendo as oportunidades que Ele me dá e me doando a elas, como José o fez humildemente, reconhecendo que a grandeza ali não cabia a ele mas sim ao Senhor, que tudo aquilo havia realizado.

Se José não tivesse sido vendido pelos irmãos ele não seria capaz de salvá-los, eles não gerariam como descendência o povo de Israel, Jesus não surgiria e a humanidade continuaria perdida sob o julgo da Lei. Obvio que Deus encontraria outras formas de realizar seus planos, mas a história seria no mínimo diferente, se bem que com o mesmo resultado, disso tenho certeza.

0 comentários: