Pesquisar

20 de setembro de 2012

SANTUÁRIO DE DEUS



Não sabeis vós que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós? Se alguém destruir o templo de Deus, Deus o destruirá; porque o templo de Deus, que sois vós, é santo.
1 Coríntios 3:16-17

Um santuário segundo o Dicionário Web é:


  1. A parte secreta do templo judaico de Jerusalém.
  2. Parte da igreja onde está o altar-mor.
  3. Edifício consagrado às cerimônias de uma religião.
  4. Capela onde são guardadas e veneradas relíquias de vários santos.
  5. Fig. Asilo sagrado e inviolável; sede de nobres sentimentos; o que há de mais íntimo: o santuário da sua alma.m.
  6. Lugar reservado e consagrado pela religião. O lugar mais sagrado do templo de Jerusalém, onde estava a Arca da Aliança. Templo, capela. Sacrário; relicário. (Fig.) A parte mais íntima (do peito, do coração, da alma).
De uma forma geral um santuário costuma ser um lugar físico separado para adoração e reflexão. Expressa fisicamente e comporta dentro de si idéias e manifestações espirituais, caracterizando-se como um lugar de cura em suas mais diversas formas e oração. A Bíblia nos diz que somos santuários de Deus. Nos diz que somos especiais e particulares.

Mas eu me comporto assim? Demonstro que Deus habita em mim, ou demonstro que monstros com enormes tentáculos verdes é que estão habitando abaixo da minha pele?

Da mesma forma que um templo comporta pessoas, aquele quem eu sou (e não apenas meu corpo físico) comportam o Espírito Santo a partir do momento que convidei-o a me habitar. Daí é importante refletir: este templo que eu sou é confortável e funcional para o Espírito? Ele consegue usar este templo para operar sua obra? Sua arquitetura e decoração expressam Deus dentro de minha cultura? Meus atos e comportamentos são condizentes com Jesus?

Com certeza tenho muito o que melhorar.

O que me resta é procurar, todos os dias, pouco a pouco, me adequar cada vez mais ao Deus que amo e que me amou primeiro, que me vinga quando é justo e o glorifica, e que cuida e zela por mim mesmo eu não merecendo.

Não é apenas uma questão estética e acho que isso está bastante claro a todos. Muitas pessoas gostam de citar esta passagem para complementar sua opinião de que tatuagem, piercing ou cortes de cabelo e acessórios que não aprovam sejam condenáveis, e não é sobre isso apenas que Paulo falava neste texto (mesmo porque isso é cultural).

É no contexto global. É sobre significado, comportamento, motivação e resultado. Uma pessoa pode ir a igreja e se "fantasiar" se crente sendo uma pessoa com atitudes e comportamento geral perversos, mas pode ter um visual diferenciado e em seu coração ser totalmente entregue e obediente a Deus, tendo atitudes e comportamento adequados com Jesus.


0 comentários: