Pesquisar

17 de junho de 2014

ERROS DE ATUALIZAÇÃO DO WINDOWS UPDATE PARA WINDOWS 7 - MSCONFIG

Estes dias tem ocorrido com meu computador um erro chato que já ocorreu tempos atrás, com relação a incapacidade de realizar as atualizações automáticas do Windows Update em meu sistema operacional (Windows 7 / 64 bits). Imagino que se você continuar a ler, deve estar com um problema parecido, se não o mesmo.

Basicamente o erro não permite que atualizações automáticas baixadas pelo sistema operacional sejam instaladas, então toda vez que você desliga o computador ele tenta fazer a instalação das atualizações, que precisam ser continuadas na próxima inicialização, momento esse em que o erro ocorre e toda a instalação da atualização é desfeita.

Tela com erro de atualização no Windows Update
clique para ampliar

Detalhe do defeito (código 80070005)
clique para ampliar
O erro ocasiona uma tentativa em looping infinito de instalação das mesmas atualizações, o que "trava a fila" de updates do sistema e tira sua alegria de viver, porque todo shutdown e boot ficam muito mais lentos.

Por que isso ocorre? Não sei exatamente, mas faço uma ideia: conflitos com algum programa instalado por você em seu sistema operacional, ou algum serviço adicional que tenha habilitado, eu sei lá. Debugar esse tipo de erro costuma ser bem complicado. Mas acredito que seja isso porque a solução aponta nesse sentido.

A solução, falando de forma bem direta, é desabilitar tudo o que não é essencial no Windows e realizar um novo boot.

Você pode fazer isso de duas formas: inicializando o Windows em "Modo de Segurança" (o que eu não testei, mas deve funcionar) ou usando o MSCONFIG para desabilitar tudo que não seja um software ou serviço original Microsoft do boot do Windows (mesmo que temporariamente).

Se deseja fazer isso, siga essa receitinha de bolo que não é pra ter erro:

1) Clique no botão iniciar e então digite msconfig na barra de pesquisa de programas. Isso fará com que o msconfig seja aberto.

Tela do MSCONFIG
aba de serviços
clique para ampliar
2) Vá na aba Serviços. Marque o checkbox ocultar todos os serviços Microsoft, e então aparecerão apenas os serviços que não são originais do sistema operacional. Escolha a opção desativar tudo e eles serão desativados. Isso deixará que os serviços essenciais da Microsoft sejam iniciados normalmente.

Tela do MSCONFIG
aba de inicialização de programas
clique para ampliar
3) Agora vá na aba iInicialização de programas. Escolha a opção desativar tudo e eles serão desativados.

4) Clique em OK. O msconfig informará que precisa reiniciar o sistema operacional. Pode escolher a opção para não reiniciar, assim você ganhará tempo.
5) Vá ao Windows Update e instale as atualizações. Após as mesmas serem instaladas ele pedirá para reiniciar o sistema. Reinicialize-o.

6) No boot da reinicialização você verá que a instalação das atualizações ocorrerão de forma miraculosa. Parabéns! O problema foi contornado!

7) Você pode executar o passo 1 novamente e voltar às configurações de boot originais do seu sistema. Você pode fazer isso facilmente indo na aba geral e selecionar a opção inicialização normal. Um reboot do sistema será necessário para que todos os serviços e programas sejam reiniciados com o sistema.

Tela do MSCONFIG
aba geral - restauração da inicialização original
clique para ampliar
8) Digo "pode" porque você pode aproveitar essa oportunidade para você revisar o que está sendo inicializado com seu sistema e remover coisas que lhe sejam inúteis. O software CCLEANER pode ser ser mais indicado para remover as ciosas definitivamente, mas o msconfig lhe permitirá desabilitar o que desejar.

Tome cuidado com o que for fazer. Tenha certeza do que está fazendo antes de fazer qualquer coisa. Essa operação não é complexa, mas não me responsabilizo por qualquer problema que venha a ocorrer caso você o faça, então faça-o por sua conta e risco.

Espero ter ajudado.

0 comentários: